FAQ – Dúvidas

É o registro efetuado pelo Destinatário, junto a SEFAZ, indicando se a nota visualizada no Vnota está correta ou não.

São 4 tipos de Eventos que podem ser realizados pelo destinatário de uma NF-e:

1 – Ciência da Operação

Neste evento, o destinatário declara ter ciência sobre uma determinada operação destinada ao seu CNPJ, mas não possui elementos suficientes para apresentar a sua manifestação conclusiva sobre a operação citada.

O registro deste evento libera também a possibilidade da empresa efetuar o download da NF-e, conforme especificado no “Serviço de Download das NF-e Confirmadas”.

O evento de “Ciência da Operação” é um evento opcional e pode ser evitado, já que normalmente o destinatário da NF-e deve possuir o arquivo XML da NF-e enviado e/ou disponibilizado pelo emitente.

Após um período determinado, todas as operações com “Ciência da Operação” deverão obrigatoriamente ter a manifestação final do destinatário declarada em um dos eventos de Confirmação da Operação, Desconhecimento ou Operação não Realizada.

2 – Confirmação da Operação

O evento de “Confirmação da Operação” pelo destinatário confirma a operação e o recebimento da mercadoria (para as operações com circulação de mercadoria).

Se ocorrer a devolução total ou parcial das mercadorias, além do procedimento atual de geração da Nota Fiscal de devolução, também poderá ser comandado o evento da “Confirmação da Operação”.

O registro deste evento libera a possibilidade da empresa efetuar o download da NF-e.

Após a Confirmação da Operação pelo destinatário, a empresa emitente fica impedida de cancelar a NF-e.

3 – Registro da Operação não Realizada

Em algumas situações, a empresa destinatária informa que a operação não foi realizada (com Recusa de Recebimento da mercadoria e outros motivos), não cabendo neste caso a emissão de uma Nota Fiscal de devolução.

Este evento permite o registro da declaração de Operação não Realizada pelo destinatário, permitindo também a informação complementar da justificativa desta informação.

4 – Desconhecimento da Operação

O evento de “Desconhecimento da Operação” permite ao destinatário informar, através do VNOTA, o seu desconhecimento de uma determinada operação que conste na relação de Notas.

Isso protegerá o seu CNPJ de fraudes e complicações com a receita no futuro.

ATENÇÃO:

Sobre a mudança da Manifestação do Destinatário

O destinatário poderá enviar uma única mensagem de Confirmação da Operação, Desconhecimento da Operação ou Operação não Realizada, valendo apenas a última mensagem registrada. Exemplo: o destinatário pode desconhecer uma operação que havia confirmado inicialmente ou confirmar uma operação que havia desconhecido inicialmente. O evento de “Ciência da Operação” não configura a manifestação final do destinatário, portanto não cabe o registro deste evento após a manifestação final do destinatário.

 

* Certificado DIGITAL
* Acesso a Internet
* O comprador a ser licenciado necessita possuir certificado digital válido.

A Aquisição do VNOTA é muito simples.
Basta baixar o aplicativo, instalar no computador que possui o certificado digital e começar a usar o produto.
A versão free só permite baixar 5 notas, para seu teste e degustação do produto.
Após isso, você pode clicar no botão comprar, selecionar a opção do produto, se MONOEMPRESA ou se MULTIEMPRESA, imprimir e pagar o boleto.
Após a confirmação do pagamento pelo nosso sistema, o VNOTA estará disponível para uso sem limite.
A licença é anual!
Baixe o nosso aplicativo e começa a testar as suas vantagens!

Sim, não há limite para instalação do VNOTA. Mas como a licença é monousuária, cada computador terá seu próprio banco de dados, o que poderá gerar diferenças entre um banco e outro.

A licença é liberada por CNPJ do contratante.

A versão multiempresa permite ilimitados CNPJS, desde que haja certificado digital de todos.

Sim ! O VNOTA só funciona em computadores com o certificado digital do cliente, pois as notas são baixadas diretamente do site da SEFAZ, e, isso só é possível através do Certificado Digital.
A OAZEZ, produtora do VNOTA não possui qualquer gerenciamento ou intermediação nesse processo.
A OAZEZ não recebe e não armazena nenhuma informação de nossos clientes, como também não possui acesso as movimentações e base de dados instalada.
Todos os dados estão armazenados nos computadores de nossos clientes.

 

O Certificado Digital é uma assinatura com validade jurídica que garante proteção às transações eletrônicas e outros serviços via internet, permitindo que pessoas e empresas se identifiquem e assinem digitalmente de qualquer lugar do mundo com mais segurança e agilidade.

O VNOTA não controla a quantidade de notas ou xmls a serem baixados. Uma vez baixados, a nota permanece na base de dados do VNOTA.
É bom lembrar apenas que a SEFAZ permite apenas baixar os xmls dos últimos 3 meses.
Com isso, o VNOTA lhe oferece mais uma outra grande vantagem. Pois permite o armazenamento de todas as notas baixadas nos meses anteriores.
Tenha total controle de todas as notas de compras com o VNOTA.
Adquira já essa grande vantagem.

A versão monoempresa só permite um CNPJ destinatário das notas.
Já a versão multiempresa não possui limites de CNPJ.
Esta versão é ideal para contadores e gerentes de grandes empresas com filiais ou de várias empresas.
As notas são armazenadas por CNPJ destinatário permitindo total controle de todas as notas.
Vale a pena controlar suas notas pelo VNOTA.
Baixe o VNOTA e tenha uma boa experiência.