Cuidados ao comprar na Black Friday

Estima-se que 84% dos consumidores online farão alguma compra na data e, no afã de aproveitar ofertas vantajosas, ficam menos vigilantes e mais suscetíveis aos golpes na Black Friday.

Toda a integridade de redes corporativas podem ser afetadas por um único clique. Enquanto o usuário procura bons negócios, os cibercriminosos buscam novas vítimas. É exatamente nessas épocas de picos do varejo que os ataques de phishing se proliferam”.

Esse tipo de ataque, nos quais os criminosos disfarçam seu programa malicioso com alguma aparência inofensiva, já é trivial na vida dos usuários da internet. “Se em situações normais este problema já faz vítimas em todo o mundo, eventos como a Black Friday tendem a agravar ainda mais a situação”.

Veja algumas dicas para não ser prejudicado com as açoes dos cibercriminosos:

  1. Mantenha seus navegadores e aplicativos sempre atualizados.
    Mantenha seus navegadores e aplicativos sempre atualizados. Updates são importantes para a segurança dos browsers
  2. Cuidado com sites desconhecidos, prefira sites que tem maior credibilidade.
    Infelizmente sites mais famosos sao mais visados para ataques de hackers. Por causa disso eles também costumam evitar o envio de emails.
  3. Verifique os links e hyperlinks dos sites e principalmente e-mails.
    Todos os itens que podem ser clicados dentro de uma pagina podem ser hackeados de maneira sutil, sempre verifique antes de clicar.
  4. Emails falsos costumam ter erros de ortografia e má formatação.
    Pequenas e grandes empresas, sempre se esforçam para fidelizar seus clientes, e uma má formatação ou má digitação pode trazer criticas a qualidade de seu negocio. É normal que empresas tenham um cuidado redobrado ao redigir seus emails e propagandas
  5. Cuidado ao abrir vários sites ao mesmo tempo.
    Alguns deles podem não ser legítimos. Muitas pessoas tem o habito de abrir vários links para procurar suas ofertas em mais locais ao mesmo tempo e acabam clicando em lugares indesejados.
  6. Prefira sites que tem o SSL para transações financeiras.
    Transações de dados banca rios necessitam ser criptografados. isso é uma segurança a mais para a sua transação
  7. Confira a lista de sites brasileiros hackeados.
    Existem vários sites, na internet, que trazem uma lista dos sites mais hackeados, antes de realizar a compra, verifique se o site é de confiança.
  8. Não utilize redes publicas para efetuar compras, como redes de shoppings e restaurantes com senha liberada ao publico.
    Redes publicas, são abertas inclusive para usuários mal intencionados, que podem estar monitorando as informações que estao trafegando na rede, e conseguir suas senhas com mais facilidade
  9. Cuidado ao informar seus dados pessoais.
    Dados pessoas so devem ser inseridos caso realmente haja a intençao de compra. lembre-se que nem sempre é necessario algumas inforamçoes _sempre desconfie.
  10. Se possível tenha um cartão de crédito só para as compras on-line.
    Toda medida tomada para aumentar sua segurança nos momentos das vendas é eficaz.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *