Black Friday atrai turistas e fraudes.

Para se precaver de fraudes num período de tantos movimentos fiscais e financeiros como a Black Friday, seu departamento fiscal pode, também, realizar a Manifestação do Destinatário, que consiste em obter conhecimento sobre uma Nota Fiscal eletrônica emitida contra o CNPJ de sua empresa e assumir, ou não, sua participação no evento comercial citado na nota lançada pelo emissor.

Veja algumas dicas para não cair em cilada como comprador:  http://vnota.com.br/cuidados-ao-comprar-na-black-friday/

 

Na Manifestação do destinatário, você tem 4 opções para um evento fiscal:

  • Ciência da emissão. É um evento opcional “não conclusivo”, que pode ser utilizado pelo destinatário para declarar que tem ciência da existência da operação, mas ainda não tem elementos suficientes para apresentar uma manifestação conclusiva, por isso é denominado de um evento.Após esta manifestação ter sido efetuada, é habilitada a funcionalidade de download do arquivo XML.
    Uma vez tomada ciência da existência da nota, o destinatário é obrigado a emitir um dos pareceres seguintes em até 180 dias: confirmação, desconhecimento ou operação não realizada.
  • Confirmação da operação. Significa que a operação ocorreu conforme informado na NFe. Uma nota transmitida, baixada e confirmada gera segurança jurídica no uso do crédito fiscal correspondente. Depois da confirmação não é mais possível cancelar a NFe.
  • Desconhecimento da operação. Este evento tem como finalidade possibilitar ao destinatário se manifestar quando houver utilização indevida de sua Inscrição Estadual por parte do emitente da NFe. Geralmente, o uso de Inscrição Estadual divergentes em documentos fiscais pode estar ligado às fraudes.
  • Registro de Operação não realizada. Este evento será informado pelo destinatário quando, por algum motivo, a operação não se realizou e deve haver uma justificativa, como por exemplo a recusa do recebimento, sinistro da carga durante seu transporte, etc.

A Black Friday é sim, uma excelente oportunidade de aumentar suas vendas e tomar fôlego para a aceleração do mercado no mês de dezembro, mas também é o momento ideal, caso não tenha sido feito antes, para se alinhar com todas as regras que o varejo é obrigado à cumprir perante à Receita Federal.

A consulta de Notas Fiscais por meio de uma plataforma especializada ,como o Vnota, é importante em todos os momentos da vida de uma empresa. Durante o período da Black Friday, no qual o montante de documentos fiscais costuma aumentar realizar essas consultas trará ao seu departamento fiscal mais tranquilidade e domínio sobre as informações repassadas ao Fisco.

CONTROLA A CONTABILIZAÇÃO e ENTREGA DAS COMPRAS

O Vnota protege o seu CNPJ contra Fraudes

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *